27/11/09 - Site Museu do Kart no Ar
I Vintage Kart Race reúne pilotos e muitas histórias no Raceland - Sucesso
Primeiro Grande Prêmio CRK (Classic Racing Kart) 19 - Novembro - 2011
Regulamento da Categoria Classic Racing Kart - Vintage Kart Brasil
Vintage Kart Brasil - Cronograma das Provas

Regulamento da Categoria Classic Racing Kart - Vintage Kart Brasil


Categoria Classic Racing Kart (CRK) - Vintage Kart Brasil

Engloba anos de 195... até 1990 sempre fechando karts com mais de 20 anos já considerados vintage.

Futuramente, será dividido por categorias da seguinte forma:

*De 195.. até 1969

*De 1970 Até 1979

*De 1980 até 1989

Inicialmente, os karts andarão e pontuarão juntos, tendo como diferencial e equiparador, o uso da fórmula de contra-relógio.

Quanto a pontuação, a idéia principal é priorizar os karts e pilotos fora da pista, ou seja, agregar pontos de início ao estado e condições do kart, quesitos originalidade e visual, indumentária do piloto (se é antiga ou feita similar, capacete, etc), sempre dando ênfase maior ao kart fora da pista.

A pontuação da pista, será apenas complemento, não a pontuação principal.

Sendo assim, os quesitos a serem julgados por uma banca de 3 especialistas, compostos por um restaurador e dois pilotos de época, julgarão os seguintes quesitos:

1) Originalidade do Kart e Peças Coerentes, como Motor Próximo ao ano de fabricação 

2) Estado de Conservação do Kart, se está perfeito, bonito, bem cuidado

3) Indumentária do Piloto, macacão, capacete, se é similar ou é de época

Nestes 3 quesitos, cada um deles tem o valor de 10 pontos. A exemplo, cita-se aqui:

A) Originalidade (Grau perfeito, totalmente original, 10 pontos)

B) Estado de Conservação (Relativamente bom, mantém-se bonito e bem cuidado, 9 pontos)

3) Indumentária do Piloto (Não é de época nem similar, é atual. indumentária não confiz, 0 pontos)

Estes 30 pontos serão somados com os pontos da prova, que seguem-se aqui:

1º lugar 20 pontos

2º lugar 18 pontos

3º lugar 17 pontos

4º lugar 16 pontos

5º lugar 15 pontos

6º lugar 14 pontos

7º lugar 13 pontos

8º lugar 12 pontos

9º lugar 11 pontos

10º lugar 10 pontos

Abaixo do 10º lugar, todos receberão 5 pontos por participação, independente da colocação.

Após a soma dos pontos da Prova com os pontos da pré-prova, teremos o vencedor da etapa.

Regulamento:

Não existirá um regulamento técnico em si, pois as provas serão compostas por contra-relógio, sendo assim, existe equiparação de equipamentos, pois ganha a melhor média horária com menos perda.

Somente se aconselha, a não exagerar nas preparações nem nos excessos de retrabalho ou mesmo, em combustíveis extras, pois o objetivo é chegar no final da corrida e não, parar no meio dela.

Das baterias:

1a) Serão sempre compostas de no mínimo duas ou no máximo três baterias, cada evento. Caso sejam duas baterias devido a questão tempo, estas baterias terão 12 minutos de duração mais duas voltas.

1b) No caso de serem 3 baterias, terão 10 minutos mais duas voltas.

Será escolhido o melhor formato no dia do evento, podendo variar de duas ou três, dependendo do tempo disponível.

Regulamentação para Bimotores

A categoria de bimotores andará junto às outras categorias, mas pontuará separadamente. Não será usado contra-relógio nesta categoria, até porque de momento, os únicos caros desta classe são da mesma década.

Fica vedado o uso de motores modernos na classe bimotores, o limite para tais é de 1989, com excessão dos motores V4 que ainda são fabricados no mesmo padrão dos anos 70/80 e os motores Komet K-55 que ainda podem ser encontrados por um preço irrisório para venda, facilitando assim, a construção de um bimotor.

Será aferido o chassi e freio dos bimotores que surgirem para competir, pois no caso destes bólidos, mesmo que reconstruídos, é necessária a averiguação para tal.

A classe bimotor não necessitará de pré-pontuação, ficando livre para correr diretamente e apenas pontuar na prova final.

Dar-se-á o uso de contra-relógio nesta categoria, no momento em que surgirem outros C-open ou bimotores de variados anos e formas, sendo assim, justificando seu uso.

Quanto aos pontos para a categoria Bimotor, segue-se abaixo:

1º lugar 20 pontos

2º lugar 18 pontos

3º lugar 17 pontos

4º lugar 16 pontos

5º lugar 15 pontos

6º lugar 14 pontos

7º lugar 13 pontos

8º lugar 12 pontos

9º lugar 11 pontos

10º lugar 10 pontos

5ª Etapa - Prova única

Para a 5ª etapa, sendo esta uma única prova e valendo como um Campeonato Brasileiro, pois estarei fazendo os devidos contatos e estabelecendo os devidos créditos para tal, serão separados em décadas os karts, tais como:

*De 195.. até 1969

*De 1970 Até 1979

*De 1980 até 1989

Bimotores, andarão juntos sem separação de década. Somente usarão fórmula de contra-relógio, caso existam outros bimotores de décadas diferentes.

Marcelo Afornali - www.museudokart.com.br - 41-3532-78-52

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